Seu escritório precisa de um contador?

Preciso de um contador?

 

Sim. Conforme o Novo Código Civil,  toda empresa precisa de um contador.

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.” (Novo Código Civil, Lei 10.406/2002, art. 1.179)

Mas, o seu contador é mais do que uma ‘obrigação legal’! Trata-se de um papel extrema importância para o crescimento de sua organização.

Contador – Muito além dos impostos

Entrega de obrigações acessórias, contratos, esclarecimento de dúvidas e planejamento financeiro e tributário são todos trabalhos inerentes a rotina de um contador. É o contador quem vai calcular os seus impostos, apurar os resultados da sua empresa para identificar margens de lucro ou prejuízo, identificar oportunidades de redução de custos, acompanhar de perto o crescimento patrimonial da sua empresa, e direcionar você empresário no caminho do sucesso que você tanto almeja.

Os riscos de não ter uma contabilidade

O processo de abertura de empresas de advocacia permite, em alguns estados, que os advogados abram a sua própria empresa sem ter um contador.  Mas, você conhece as conseqüências desta escolha?

Durante o processo de abertura são definidas a participação dos sócios, capital inicial, porte da empresa, natureza jurídica, tipo de tributação e CNAEs, que juntos impactam diretamente nos impostos a serem recolhidos. Uma definição indevida durante o processo de abertura pode comprometer fortemente a lucratividade de sua empresa, ocasionando o recolhimento de impostos a maior e conseqüentemente dificultar o crescimento do seu negócio. Um bom exemplo é a opção pelo SIMPLES, cuja solicitação deve ser realizada conforme prazo pré-determinado.

Adicionalmente, a ausência do envolvimento de um contador no processo de abertura de empresas para advogados, pode trazer conseqüências gravíssimas ao seu negócio como o pagamento de juros e multas desnecessariamente. Isto acontece devido à necessidade de entrega de obrigações acessórias aos órgãos competentes, como Governo Federal e Previdência, Governo Estadual e Municipal e Caixa Econômica Federal conforme prazo estabelecido por cada órgão. Por estes e outros motivos, você precisa de um contador!

Uma empresa enquadrada no SIMPLES e registrada em Belo Horizonte, por exemplo, poderá pagar uma multa de aproximadamente R$300,00 para cada mês nos quais não foi entregue a DES –Declaração Eletrônica de Serviços. Trata-se uma multa aplicada neste município, e que pode variar nos demais municípios mineiros e/ou em âmbito nacional. Sem falar nas multas absurdas nas esferas estaduais e federal, que podem levar o empresário a falência! Vale ressaltar que o risco de multas está cada vez mais eminente já que a Receita Federal está intensificando o cruzamento de seus dados.

tabela
Medidor de risco: preciso de um contador?


Conte com nossa ajuda

Por fim, sabemos que empreender no Brasil é uma tarefa bastante desafiadora! Abrir o seu próprio negócio além de exigir muita determinação e dedicação, também exige o cumprimento de algumas etapas burocráticas conforme legislação local.

Sendo assim, você precisa de um contador!  E por que não ter a assistência de contabilidade especializada para advogados? (Artigo – Por que você precisa de uma contabilidade especializada)

Se você já abriu a sua empresa, procure a Pejota Contabilidade para regularizar suas obrigações e evitar potenciais multas e problemas com o fisco! Se você ainda não abriu seu negócio, conheça os benefícios da abertura de uma sociedade unipessoal (Artigo Sociedade Unipessoal para advogados – Você já conhece os benefícios?).

Agende uma reunião com os nossos consultores e conheça nossa proposta de valor!

Postado em Contabilidade Especializada, Dicas LegaisTagged , , , , ,