Todo escritório nasce com a expectativa de expandir e se tornar um grande escritório, com alta rentabilidade. Muitas vezes para atingir este objetivo, é preciso dividir o esforço com um sócio ou um colaborador. Para manter estes parceiros existem alguns modelos de contrato muito comuns, são: advogado associado, CLT e sociedade. Cada modelo de sociedade ou contratação traz algumas particularidades e é mais vantajosa em um determinado cenário.

Vejamos os modelos mais comuns e quando são mais vantajosos:

Advogado associado

O Advogado associado é um prestador de serviços que possui contrato de associação registrado no respectivo Conselho Seccional, não possui subordinação ou controle de jornada, podendo ainda associar-se livremente a outros escritórios. É importante observar os riscos trabalhistas, observando sempre os aspectos que configuram o vínculo empregatício. O advogado associado não bate ponto e deve ter autonomia.

O advogado associado não pode receber distribuição de lucros referente à Sociedade de Advogados. Ele irá receber conforme regras estabelecidas no contrato de advogado associado, participações em honorários referentes aos processos em que trabalhou.

Seu emprego é ideal em empreitadas e contratos esporádicos, onde haverá variação no faturamento e você pretende remunerar conforme a lucratividade.

Para efeitos de tributação previdenciária e IRPF, o advogado associado é considerado um prestador de serviços autônomo e, desta forma, os valores totais pagos a ele deverão sofrer a tributação conforme RPA.

Cálculo do RPA
Sobre o RPA, a sociedade tomadora deve pagar 20% do valor pago a título de INSS patronal (20% no caso de uma empresa de advocacia).
A sociedade tomadora deve ainda fazer a retenção do INSS (8 a 11% conforme tabela do INSS), IRPF (até 27% conforme tabela do IRPF) e ISS (conforme prefeitura), que variam conforme a renda.

CLT

O modelo mais simples de contratação é o CLT. Neste modelo, o advogado é assalariado e possui os benefícios garantidos pela lei. O advogado pode receber, além do salário, valores variáveis conforme desempenho, porém todo valor pago ao advogado compõe a folha de pagamento. Isso quer dizer que deve haver recolhimento de FGTS e que a média dos valores deve ser considerada no cálculo do décimo terceiro salário e das férias. Seu emprego é ideal quando há volume constante de demandas ou quando há um contrato de recorrência.

Calculo da folha
Sobre a folha, a sociedade deve pagar 20% sobre a folha a título de INSS patronal (20% no caso de uma empresa de advocacia) e 8% a título de FGTS.
A sociedade deve ainda fazer a retenção de INSS (8 a 11% conforme tabela do INSS) e IRPF (até 27% conforme tabela do IRPF), que variam conforme renda.

Sócio de serviço

Uma outra opção é o sócio de serviço. O sócio de serviço é um sócio que contribuirá para a sociedade apenas com sua força de trabalho. A retirada de um sócio de serviço é mais simples que de um sócio de capital, o que oferece uma garantia à sociedade. Em contrapartida, o sócio de serviço não participa com as perdas e prejuízos da sociedade.

O contrato social deve trazer claramente as obrigações do sócio de serviço bem como sua participação nos resultados.
Este modelo é ideal para manter relações de longo prazo e alivia a carga tributária para o colaborador e para a empresa. Por ser um sócio da empresa, o sócio de serviço recebe Pró-labore e participa na distribuição de lucros.

Cálculo do Pró-labore
Sobre o pró-labore, a sociedade deve pagar 20% sobre a folha a título de INSS patronal. A sociedade deve ainda fazer a retenção de INSS (11%) referente a contribuição individual e IRPF (até 27% conforme tabela do IRPF), que variam conforme a renda.

Cálculo dos Lucros
Não há incidência de impostos sobre os lucros. Todo valor repassado ao sócio (inclusive ao sócio de serviço) é líquido e livre de impostos.

Conclusão

Para cada cenário existe um modelo mais vantajoso. Uns oferecem mais segurança, outros menor carga tributária. Você como advogado e empreendedor deve estar atento aos riscos que podem atrapalhar o crescimento do seu negócio e considerar cada cenário no seu Planejamento Estratégico.  Nesta análise a consulta a uma contabilidade especializada pode ser muito esclarecedora e benéfica.

22 respostas

  1. Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  2. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  3. Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

  4. Bom dia!
    Estou tentando falar por telefone, mais da que não existe.
    Preciso mudar de CLT para associados, tenho uma empresa de advocacia em SP
    11 97372-0657.