Finanças Pessoais x Finanças Empresariais: Por que nunca misturar?

Durante a regularização de um escritório de Advocacia existem várias etapas que precisam ser realizadas até o término de toda a parte de legalização da empresa que está sendo criada.

É preciso definir bem alguns termos no ato constitutivo/contrato social que será protocolado na OAB, providenciar a emissão do CNPJ da empresa junto à Receita Federal, realizar a legalização do alvará de funcionamento junto à prefeitura, entre outras tarefas.

Após esse momento, quando o Advogado já está começando a emitir suas Notas Fiscais, é preciso ficar muito atento pra não cometer um erro básico: misturar finanças pessoais e finanças da empresa.

Para que isso seja evitado, tudo começa com um planejamento financeiro adequado. É preciso estipular todos os gastos do escritório incluindo impostos e taxas para ter uma boa noção de todos os custos envolvidos na operacionalização do negócio, já que agora estamos lidando com uma empresa de fato!

Nesse sentido, é importante controlar bem o fluxo de caixa da empresa, ficando sempre atento a todas as despesas que são recorrentes. E aí sempre surge uma dúvida: “Eu preciso ter uma conta bancária para a empresa?” O que diz o Conselho federal de Contabilidade?

Princípio da Entidade

O princípio contábil da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade. O patrimônio da empresa é autônomo e independente do patrimônio pessoal dos sócios.

Veja o que diz o artigo 4º da Resolução CFC nº 750/1993, in verbis:

Seção I

O Princípio da Entidade

Art. 4º O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Parágrafo único – O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônio autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil.

 Por que é preciso ter uma conta bancária para a empresa?

“Eu realmente preciso ter uma conta bancária para a minha empresa?”

Essa pergunta é muito comum… e a resposta é “Sim”!

Apesar de não ter uma legislação que determine, isso é muito recomendado. Justamente para que você possa segregar a pessoa física e a pessoa jurídica, que é a empresa.

Uma vez feita a abertura da conta bancária de sua empresa, todas as transações que passam pelo extrato bancário devem ser identificadas!

“Quem é o cliente que realizou um depósito/transferência?”

“O alvará depositado se refere à qual processo?”

“Qual é a nota fiscal correspondente a esse serviço prestado?”

“A que se referem todas as despesas descontadas da conta bancária nesse mês?”

Esse processo de identificar e descrever a que se refere cada receita e despesa contida na movimentação do mês é chamado de “conciliação bancária”.

Você precisa identificar cada lançamento no extrato bancário e enviar essas informações para o seu contador para que ele consiga processá-las e devolver essas informações para você, através de alguns relatórios contábeis – balancete, DRE, balanço patrimonial, etc.

Uma vez que você mantém a sua contabilidade em dia você consegue ter uma visão melhor da sua empresa e consequentemente balancear melhor finanças pessoais x finanças empresariais. 

Outro motivo para você ter uma conta corrente em nome da empresa é a questão de privacidade.

Se não houvesse essa separação entre pessoa física e jurídica, você teria que enviar para o seu contador os extratos de sua conta corrente de pessoa física. Além disso, haveria uma grande dificuldade para identificar o que é da empresa e o que é da pessoa física. Você acabaria compartilhando seus dados pessoais com um terceiro, o que talvez não seja a melhor opção.

 

Plataforma online da PEJOTA Contabilidade facilita o dia a dia dos Advogados!

Pensando no trabalho do dia a dia dos nossos clientes Advogados, que na maioria das vezes estão envolvidos em audiências ou realizando atendimento a seus clientes, a PEJOTA desenvolveu uma “Plataforma online” que facilita o envio de informações referente à movimentação mensal da empresa.

Utilizando a plataforma online da PEJOTA, os Advogados conseguem disponibilizar o extrato bancário de sua empresa para a contabilidade através do envio de arquivos em formato padrão.

Ao acessar o seu “Internet Home Banking”, é possível fazer o download do extrato bancário em diversos formatos de arquivo. E todos os bancos disponibilizam um formato padrão  – arquivo “.OFX”.

Após realizar o download do extrato bancário no formato “.OFX” ou Excel, os clientes enviam esse arquivo na plataforma online da PEJOTA e já conseguem visualizar com facilidade o extrato bancário de sua empresa!

Uma vez que o extrato já está visível dentro da plataforma online da PEJOTA, os clientes conseguem indicar e descrever a que se refere cada receita e despesa contida na movimentação que aparece no extrato. Com apenas alguns cliques é possível realizar a conciliação de cada conta, sem stress, sem perda de tempo.

Com essa automatização, a operacionalização do dia a dia da empresa se torna mais simples. Desta forma, nossos clientes conseguem focar naquilo que de fato trará mais resultados para o seu negócio!

Após alimentar a plataforma com essas informações, o restante do trabalho é feito por nós! Informações gerenciais relevantes são disponibilizadas em vários relatórios, prontos para serem consultados quando for preciso realizar alguma tomada de decisão importante!

Gostou da ideia? Percebeu a economia de tempo?

Quer ter processos mais automáticos no seu negócio, evitando burocracia, trâmite de documentos físicos, facilitando o seu dia a dia?

Saiba que a Plataforma online da PEJOTA possui muitas outras funcionalidades que poderão ajudar a tornar seu escritório de Advocacia mais eficiente!

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe para conhecer nossa Plataforma online e saiba como uma contabilidade especializada em seu segmento de atuação pode gerar inúmeros benefícios no seu dia a dia!

Postado em Café com a Pejota, Contabilidade Especializada, Dicas LegaisTagged , , , ,