A importância do Contador diante do novo Coronavírus

Declarada pela OMS em 11 de março deste ano (2020), a pandemia conhecida como Covid-19 segue causando, além dos prejuízos à saúde, muito medo, ansiedade e incerteza à milhares de empresários no mundo.

Você que possui o seu CNPJ, certamente também já se perguntou o que fazer para que a sua empresa sobreviva a este momento de instabilidade e incertezas, correto? 

Então acompanhe este artigo, pois ele pode te ajudar.

Vamos falar sobre tributos

O Governo flexibilizou o pagamento de muitos tributos como forma a ajudar as empresas a terem menor impacto financeiro neste momento inicial da crise, porém, é vital que você se prepare e se organize para honrar as suas dívidas com o Governo dentro do novo prazo estabelecido para cada uma destas obrigatoriedades.

Verifique com o seu contador quais são estas possibilidades e avaliem, juntos, qual o melhor caminho a seguir para ficar bem com o Governo.

Por que preciso de um contador agora? 

O contador é o profissional mais indicado para estar ao seu lado direito não apenas neste momento tão complexo, como também durante toda a vida do seu escritório.

É ele quem, com base nas informações que cercam a sua empresa, pode ajudar o seu negócio a sobreviver e prosperar. 

Por mais que você, como advogado(a), possa estar rapidamente por dentro de todas as novidades da lei (como por exemplo, a postergação do pagamento de impostos sobre sobre a parcela referente aos tributos federais do Simples Nacional) e/ou medidas provisórias do seu estado, o volume de lançamento delas nos últimos meses foi extremamente significativo e, ter a confiança de uma leitura, análise e interpretação correta e a definição de qual é o melhor caminho a seguir com base em todas elas, é fundamental para a saúde do seu escritório durante esta crise. 

Preciso realizar uma adaptação do meu negócio?

Sim. 

Já é de conhecimento geral que os reflexos da COVID-19 vão além da área da saúde. O mundo mudou quase que repentinamente seus hábitos nas mais diversas esferas de nossas vidas. A forma de consumir mudou, a forma de trabalhar, a forma de se realizar reuniões, a forma de julgar processos. Tudo está diferente.

É pouco provável que, em meio a esta situação, se obtenha sucesso mantendo as mesmas atitudes de antes.

Seu contador pode te orientar sobre formas de adaptações imediatas pertinentes ao seu perfil de escritório e também, como resgatar, à um médio e longo prazo, a sua rotina mais tranquila e promissora.

Ao analisar todos os cenários possíveis, é o seu contador quem vai, por exemplo, te orientar a parcelar, adiar ou quitar imediatamente algum imposto ou dívida, com base na sua projeção atualizada de entradas e o seu caixa atual.

É muito importante não perder o foco. Historicamente, são nos momentos de crise que são tomadas as piores decisões de uma gestão aflita e imediatista. Isso pode levar a um impacto financeiro irrecuperável ou substancial para o seu negócio.

Confie na sua contabilidade. Entregue a ela todas as informações que possui para que ela possa te orientar em decisões com calma e parcimônia sobre como reverter este cenário atual e manter seu CNPJ em ascensão financeira. 

Lembre-se: Mesmo diante do novo coronavírus, os contadores estão trabalhando com veemência para a sobrevivência de diversas empresas e escritórios, para a manutenção dos empregos e enfrentando de frente esta crise que assola o país e o mundo. 

Como está o mercado?

Entenda: Ninguém da concorrência se preparou para a chegada desta pandemia. Todos estão vivenciando o mesmo cenário que você em base de igualdade.

Se destacar neste momento, depende de escolhas e decisões que serão difíceis, mas que deverão ser tomadas.

Tenha tranquilidade e busque ter uma clara visão da saúde financeira do seu escritório. 

Conte com a sua Contabilidade para todas estas decisões e tenha certeza que, ao sair deste momento, seu escritório estará ainda mais fortalecido para dar sequência ao crescimento do negócio.

Gostou deste artigo? Compartilhe com quem acha que pode ter interesse nele também.

Tem alguma dúvida que não abordamos aqui ou possui alguma expectativa adicional do seu contador?

Escreva nos comentários que os nossos especialistas vão responder para você.

Postado em Advocacia, Contabilidade Especializada, CORONAVÍRUS, COVID-19Tagged , , , , , , ,