Os principais erros cometidos pela contabilidade generalista

 

Quais são os principais erros cometidos pela contabilidade generalista? Você conhece quais são os deveres da sua contabilidade? Qual a consequência destas falhas em seu negócio?

Provavelmente você já deve ter ouvido a frase: Empresas de contabilidade são todas iguais. Será?
No artigo de hoje apresentaremos que os erros dos contadores tradicionais vão muito além das guias com atraso e multas.

Veja abaixo alguns exemplos dos erros cometidos pela contabilidade generalista e a consequência destes erros.

Falhas na constituição da sociedade

Sabemos que o processo de constituição de sociedade de advogados possui diversas particularidades. Muitas vezes, por desconhecimento dos contadores tradicionais, a minuta contratual é definida sem respeitar os pré-requisitos de Leis e Provimentos específicos da OAB. Desta forma, há um atraso na obtenção do seu CNPJ até a solução das potenciais diligências. Veja as perguntas frequentes sobre a constituição da sua sociedade.

Falhas no planejamento tributário

Nem sempre estar no Simples Nacional é vantajoso para o seu negócio. Sabemos que o Simples Nacional é baseado em uma tabela progressiva de tributação, de acordo com o faturamento da sua empresa. Logo, se o seu escritório já possui um faturamento significativo, a opção pelo regime de tributação mais adequado ao seu cenário, certamente lhe trará redução da carga tributária.

Falta de orientação pelo contador sobre a diferença entre lucro e pró-labore

Enquanto empresa, você precisa mesmo declarar o valor integral da sua receita como pró-labore? O que você precisa fazer para distribuir lucros e pagar menos impostos? Com alguns cuidados você pode fazer uma retirada de pró-labore mínima e considerar restante do montante como lucro. A boa notícia é que o lucro que não sofre tributação! Você já foi instruído a respeito pelo seu contador?

Desconhecimento da atividade do cliente

Dentre os erros cometidos pela contabilidade generalista, está o desconhecimento das particularidades de cada atividade. Os advogados fazem parte do Anexo IV do Simples Nacional. A principal é o CPP. Todos os anexos do Simples Nacional possuem embutido o CPP – Contribuição Previdenciária Patronal. Além do INSS retido do colaborador, seja sócio contribuinte ou funcionário, haverá a incidência da parcela patronal do INSS, que é de 20% para esta atividade. É muito comum encontrar advogados que estão fazendo a contribuição de maneira errada, podendo gerar multas por recolhimento incorreto e impossibilitando desfrutar dos benefícios da Previdência.

Ausência de envio ou envio com erro nas declarações acessórias

Periodicamente, o contador deve enviar aos órgãos governamentais as chamadas ‘obrigações acessórias’. Estas declarações informam a estes órgãos sobre o desenvolvimento da empresa e das pessoas que nela atuam. A ausência do envio de declarações e o atraso no envio dessas geram multas e punições. Adicionalmente, esta falha pode lhe trazer diversas consequências como restrições na participação de licitações!

Que tal emitir uma Certidão Negativa de Débito para garantir que a sua contabilidade está em dia?!

Contabilidade Especializada

Ter uma contabilidade especializada possibilita um planejamento mais assertivo e um conhecimento maior dos requisitos fiscais e tributários do seu negócio.
Através de um serviço especializado, acompanhamos as alterações na legislação aplicável aos advogados e minimizamos as possibilidades de falhas acima descritas!

Contadores tradicionais possuem diversos tipos de clientes em seus escritórios o que dificulta um atendimento personalizado e aprofundamento nas necessidades reais dos clientes.

Você já conhece a Pejota Contabilidade? Oferecemos atendimento com qualidade e preços acessíveis tanto para quem está iniciando a empresa quanto quem já atua no mercado jurídico a mais tempo.

Entre em contato e conheça os benefícios de ter uma contabilidade especializada para advogados!

Postado em Contabilidade Especializada, Simples NacionalTagged , , ,