Vale a pena ter um planejamento estratégico em seu escritório?

Você com certeza sabe da importância de um planejamento estratégico para seu escritório de contabilidade. É muito comum que os advogados se preocupem com esse planejamento no início do ano. Realmente, o período é propício, já que o seu ritmo de trabalho pode ser menor nessa época, o que torna possível organizar suas atividades para quando a rotina intensa retornar. O que venho te contar é que qualquer período do ano pode ser ideal para começar a implantar um planejamento em seu escritório, desde que você saiba direitinho o que está fazendo. Para isso, estou aqui! Vamos lá?

Antes de tudo saiba que, este tipo de organização ajuda a empresa a atingir os objetivos estabelecidos, conquistar um bom posto no mercado e tornar o escritório bem-sucedido.

O planejamento estratégico é um processo técnico, baseado em inovações que acontecem todos os dias no meio jurídico e nas condições internas e externas do escritório. Esse mecanismo traz vários benefícios, já que através dele, é possível analisar, definir ações e criar os melhores meios para executá-las. 

O que é o planejamento estratégico para advogados? 

São diversas ações criadas com o intuito de alcançar os propósitos do escritório. Através delas, é possível separar os objetivos em ordem de importância, data limite para serem conquistados, se são grandes ou pequenos, etc. Com essa organização se torna mais simples elaborar um plano e atingir as metas que visam algo maior para o escritório.

Se o planejamento estratégico é feito de maneira correta e eficaz, ele pode mudar a rotina do escritório para melhor. O mecanismo pode otimizar a execução de todas as atividades realizadas, simplificando a identificação de falhas que podem atrapalhar o serviço dos advogados.

Entre os principais benefícios do planejamento estratégico no escritório de advocacia estão:

– Melhora dos serviços advocatícios;

– Maior investimento em comunicação e relacionamento com os clientes;

– Inserção de novos serviços;

– Aperfeiçoamento do atendimento às necessidades do público;

– Captação e fidelização de novos clientes;

– Crescimento da reputação do escritório no segmento.

Qual a importância do planejamento estratégico em seu escritório?

Planejamento Estratégico.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber onde o seu escritório está neste momento. A partir daí, você avalia a importância do planejamento estratégico a ser implantado em sua empresa.

Em um negócio é preciso organizar as atividades para priorizar a eficiência e os objetivos do local. Este tipo de plano tem a função de conduzir os passos da organização do escritório. Ele garante coerência e aumenta a eficiência e a direção da empresa em alcançar os seus objetivos.

Através dele, você consegue ver com mais clareza – e com mais informações -, como seu escritório está, e com isso, definir onde você deseja chegar e quais ações devem ser tomadas para tal.

Como esse mecanismo envolve uma função estratégica para o desenvolvimento do escritório, é de suma importância que toda a equipe seja envolvida no planejamento. É preciso orientar a todos os sócios e colaboradores sobre onde se deseja estar e quais as etapas, meios e ações para essa conquista.

Veja 5 dicas de como fazer planejamento estratégico para advogados

O primeiro passo é entender que o escritório é uma empresa. O esforço de todos os que trabalham no local deve ser focado no cumprimento de metas, com prazos e ferramentas bem definidos.

1-    Defina o que o escritório deseja para o futuro

Reúna os profissionais comprometidos e avalie o que eles esperam do escritório em um longo prazo, onde eles acham que a empresa irá chegar, etc. Após esse compartilhamento, chegue a um consenso de algo que engaje e desafie a todos. Lembrando que neste momento, é importante que todos estejam de acordo em um único propósito.

2-    Estipule metas possíveis de alcançar

Após traçar aonde quer chegar, é muito importante estabelecer as metas. Neste momento é de suma importância “manter os pés no chão”. Afinal, estipular metas impossíveis de alcançar não será benéfico para os colaboradores e, portanto, não será bom para o escritório. É fundamental ter um acompanhamento ordenado desses objetivos e assegurar que a saída deles do papel irá acontecer de uma maneira que trará conquistas à empresa.

3-    Realize a análise SWOT

Contudo, depois de definir objetivos e metas, é preciso descobrir os principais problemas que podem impedir que estes sejam conquistados. Com isso, será possível evitá-los ou até mesmo eliminá-los.

Uma ótima maneira de realizar esta tarefa é através da análise SWOT. Trata-se de um recurso que mapeia o ambiente interno do escritório, avaliando o que está de acordo com as condições de funcionamento e o que precisa ser melhorado. Além disso, essa análise averigua o ambiente externo, buscando encontrar novas oportunidades e avaliando possíveis ameaças que devem ser extintas.

Os pontos definidos pela análise SWOT são:

– Strenghts: pontos fortes;

– Weaknesses: pontos fracos;

– Opportunities: oportunidades;

– Threats: ameaças.

Em seguida, é preciso criar um esquema para manter o escritório dentro dos parâmetros esperados. Para isso, o planejamento deve verificar:

– Pontos Fortes x Oportunidades;

– Pontos Fortes x Ameaças;

– Pontos Fracos x Oportunidades;

– Pontos Fracos x Ameaças.

Através disso, é possível gerar uma matriz, determinando os métodos que devem ser usados para fortalecer os pontos fortes e aproveitar as chances para melhorar os pontos fracos e diminuir as ameaças.

A Pejota tem um material explicando o que é a análise SWOT e a importância de aplicá-la nos escritórios. Veja aqui!

4-    Crie planos de remoção dos empecilhos

Agora é a hora de escolher por onde começar a prática do planejamento.

A partir da identificação dos problemas, fica mais simples compreender por onde começar. Então, é preciso definir as prioridades. Pense naquelas que, se forem executadas antes, terão resultados melhores.

Você pode organizar reuniões periódicas para avaliar o desempenho da estratégia, conforme o funcionamento das atividades do escritório.

5-    Invista em tecnologia

Através de técnicas apropriadas, é possível estabelecer um planejamento eficiente, que crie condições para que o escritório se torne organizado, efetivo e reconhecido no meio jurídico.

Toda essa organização também é necessária no setor financeiro do seu escritório, afinal, é nessa área que estão vários pontos cruciais que indicam o sucesso de seu negócio. Para ajudar com estas questões de contabilidade, a Pejota disponibiliza um simulador de impostos para todos os nossos clientes. Confira!

Em síntese, o planejamento estratégico quando bem aplicado, poderá ser a base para desenvolvimento do seu escritório.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer o modelo Canvas para advogados e ver a relação dele com o planejamento estratégico. Confira nosso e-book e entenda mais sobre o assunto!

Posted in Advocacia, Contabilidade Especializada, Planejamento EstratégicoTagged , ,