O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas, ou seja, aumentar a captação e retenção de clientes e aumentar o valor médio do faturamento por hora. Colocar isso em prática é a parte difícil.
A Lei 8.906/94 e o Código de ética da OAB regulam a publicidade. Isso dificulta a captação de clientes e nos faz pensar que a única ferramenta de publicidade aplicável é o “boca-a-boca”, porém para que o “boca-a-boca” funcione temos que fazer um trabalho prévio.
O tópico foi abordado na FENALAW com grande enfoque, pois boa parte das escolas de direito possuem foco específico em direito e um enfoque bem pequeno em gestão empresarial.
Por onde começar?
Antes de tudo precisamos da definição do seu público alvo. Qual a sua área de atuação? Qual o público você pretende atingir? Nossas ações serão direcionadas a este público. Vamos nos vestir pra este público, vamos procurar este público e nos comunicar eficientemente com este público.
A especialização ajudará ainda na redução do seu custo de investimento para se atualizar. O primeiro passo é sempre a definição do público alvo.
Em que devo focar em seguida?
- Marketing pessoal: Você diz muito sobre você com sua aparência e com suas ações.
- Marketing profissional: Investa na credibilidade do seu negócio.
- Marketing de relacionamento: Um cliente bem atendido tem mais chances de voltar a ser cliente um dia.
Você pode fazer muito mais do que apenas esperar que o cliente bata em sua porta. Mesmo com as restrições legais e do código de ética, você pode tomar algumas atitudes e escolhas que vão aumentar a captação e retenção de clientes.
Baixe o arquivo e descubra como você pode melhorar a sua captação e retenção de clientes, usando o marketing pessoal, o marketing profissional e o marketing de relacionamento para alavancar o seu negócio.