Antes de mais nada, vamos compreender se você precisa realmente fazer esta análise.

Se você tem algum problema e não consegue identificar sua raiz ou se quer tirar uma ideia do papel, mas não sabe muito bem por onde começar, bom, então a resposta é sim! 

Esse método ajuda a se obter uma visão macro e segura da sua situação para embasar suas estratégias, sendo então ampliadas as suas chances de sucesso.

Afinal, o que significa análise SWOT?

SWOT é uma sigla formada com as iniciais de quatro palavras em inglês, sendo elas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

No Brasil, também é conhecida como Análise FOFA, devido às suas traduções. 

A análise (ou matriz) SWOT é uma ferramenta do marketing estratégico que se popularizou por sua facilidade de execução e por sua eficácia na apresentação do cenário amplo e de ágil análise, conduzindo ao embasamento fundamentado para uma tomada de uma decisão assertiva.

Como funciona esta matriz?

Primeiramente, entenda que ela representa uma avaliação do cenário no qual o seu escritório se insere ou irá se inserir no mercado.

Para construí-la, você deve ser extremamente transparente e verdadeiro. 

Não adianta tapar o sol com a peneira ou se prender em alguma expectativa ou fantasiosa sobre o seu negócio no momento de imputar os seus dados na matriz. 

Ela deve representar a realidade de forma imparcial e 100% honesta neste momento ou não terá serventia alguma para a análise e planejamento estratégico.

Como preencher a matriz?

Bom, antes de preencher, vamos compreender o que cada campo representa?

Forças e Fraquezas se referem ao cenário interno.

Para forças, pense no que faz com que o seu cliente opte pelo seu serviço. Qual o seu diferencial perante seus concorrentes. Para as fraquezas, pense em questões que podem ser prejudiciais para o negócio. Talvez um alto custo com transporte para as idas ao fórum ou um aumento dos gastos com a sua internet, por exemplo.

Para listar as suas forças e fraquezas é necessário um longo exercício de reflexão. Se tiver sócios ou mais pessoas em seu escritório, é muito importante que todos participem, afinal, quanto mais insights melhor!

Sugerimos que pense em fatores que estão sob o seu controle e que podem ter sido criados ou virem a ser modificados por você (o que não acontece com os fatores externos, que veremos em seguida).

Exemplo: 

A capacidade intelectual da sua sociedade, a tecnologia que você utiliza no seu escritório, a estrutura do seu marketing, a sua localização, seu tempo e sua reputação no mercado, sua capacidade de investimentos (recursos financeiros), competências do seu time societário, o seu modelo de gestão, seu investimento em mídia, sua agilidade, sua capacidade de absorver muitos processos ao mesmo tempo, seus ativos (imóveis, materiais, equipamentos), seu atendimento, seu relacionamento com empresas ou juízes, seu portfólio de clientes, dentre tantas outras possibilidades.

Seguindo este raciocínio, as oportunidades e ameaças se referem, portanto, ao cenário externo.

Para oportunidades, pense em tudo do micro ou macroambiente que possa ser positivo para o seu escritório, assim como, para ameaças, você deve pensar em todos os fatores que serão desfavoráveis.

Como exemplo de microambiente, podemos citar o seu poder de negociação com fornecedores, o comportamento de seus clientes perante o seu serviço, a quantidade de concorrentes na mesma área de atuação, a região que seus concorrentes atuam, as barreiras para aquisição de novos clientes.

Já como exemplo de macroambiente, podemos falar dos índices econômicos do país, o ambiente político, social, natural (como um desastre ambiental), cultural, algo no âmbito da saúde, novos projetos de lei, novos governantes da sua região, níveis de consumo, renda da população, novas tecnologias, hábitos e valores humanos, etc.

Quais as principais vantagens da análise SWOT? 

Ao mapear todas as oportunidades, riscos, pontos fortes a serem explorados e pontos fracos a serem mitigados, você dará início à construção da matriz e terá um panorama amplo do seu escritório, podendo então perceber, de forma ágil e clara tudo que for necessário para traçar um planejamento estratégico de crescimento do seu negócio.

Espera-se que, após concluída, você tenha mais segurança em tomada de decisões; reconhecimento realista do seu cenário interno e externo; antecipe o planejamento de alternativas, dentre outros benefícios.

Importante: Como envolve realidade micro e macroambientais, é importante que seja periodicamente revisitada e atualizada, visto que estes cenários sofrem alterações constantes.

Quero construir uma. Me ajuda?

Claro!

Nos quadrantes superiores da matriz, você vai colocar quais são os fatores internos (forças e fraquezas), nos inferiores, você colocará os fatores de sua análise externa (oportunidades e ameaças).

Forças e Oportunidades ficarão à esquerda desta matriz.

Fraquezas e Ameaças, ficarão à direita.

Veja um exemplo abaixo:

FAZENDO A ANÁLISE

Pronto, tendo colocado todos os dados relevantes em seus quadrantes, você já pode dar início à análise da sua matriz.

Antes de analisar, lembre-se de ter gelo no estômago!

Seja imparcial e não tenha medo de talvez constatar que não é o momento ou cenário ideal para dar sequência ao seu projeto. 

Lembre-se: Antes perceber tudo enquanto ainda está papel, do que quebrando a cabeça na prática.

Basicamente, você deve seguir o raciocínio abaixo:

Feito isso, vamos começar a complicar um pouco. 

Agora, cruze as informações para ter uma análise mais aprofundada.

Exemplo:

BAIXE UM EXEMPLO DE MATRIZ PARA TE INSPIRAR

Sem problemas!

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Esperamos ter ajudado. 

Ficou com dúvidas? Conte conosco.