Você com certeza sabe da importância de um planejamento estratégico para seu escritório de advocacia. O ínicio do ano é período propício para colocar este plano em prática, já que o ritmo de trabalho pode ser menor nessa época, o que torna possível organizar as atividades para quando a rotina intensa retornar. O que venho te contar é que qualquer período do ano pode ser ideal para começar a implantar um planejamento em seu escritório, desde que você saiba direitinho o que está fazendo. Para isso, estou aqui! Vamos lá?
Antes de tudo saiba que, este tipo de organização ajuda a empresa a atingir os objetivos estabelecidos, conquistar um bom posto no mercado e tornar o escritório bem-sucedido.
O planejamento estratégico é um processo técnico, baseado em inovações que acontecem todos os dias no meio jurídico e nas condições internas e externas do escritório. Esse mecanismo traz vários benefícios, já que através dele, é possível analisar, definir ações e criar os melhores meios para executá-las.
O que é o planejamento estratégico para advogados?
São diversas ações criadas com o intuito de alcançar os propósitos do escritório. Através delas, é possível separar os objetivos em ordem de importância, data limite para serem conquistados, se são grandes ou pequenos, etc. Com essa organização se torna mais simples elaborar um plano e atingir as metas que visam algo maior para o escritório.
Desse modo, se o planejamento estratégico é feito de maneira correta e eficaz, ele pode mudar a rotina do escritório para melhor. O mecanismo pode otimizar a execução de todas as atividades realizadas, simplificando a identificação de falhas que podem atrapalhar o serviço dos advogados.
Entre os principais benefícios do planejamento estratégico no escritório de advocacia estão:
– Melhora dos serviços advocatícios;
– Maior investimento em comunicação e relacionamento com os clientes;
– Inserção de novos serviços;
– Aperfeiçoamento do atendimento às necessidades do público;
– Captação e fidelização de novos clientes;
– Crescimento da reputação do escritório no segmento.
Qual a importância do planejamento estratégico em seu escritório?
Antes de tudo você precisa saber onde o seu escritório está neste momento. Em um negócio é preciso organizar as atividades para priorizar a eficiência e os objetivos do local. Este tipo de plano tem sobretudo, a função de conduzir os passos da organização do escritório. Ele garante coerência e aumenta a eficiência e a direção da empresa em alcançar os seus objetivos.
Através dele, você consegue ver com mais clareza – e com mais informações, como seu escritório está, e com isso, definir onde você deseja chegar e quais ações devem ser tomadas para tal.
Envolva toda sua equipe no planejamento, bem como, oriente todos os sócios e colaboradores sobre onde se deseja estar e quais as etapas, meios e ações para essa conquista.
Veja 5 dicas de como fazer planejamento estratégico para advogados
Primeiramente, é importante entender que o escritório é uma empresa, seja ela, uma sociedade unipessoal de advocacia, tanto quanto com sócios. Acima de tudo, foque no cumprimento de metas com prazos e ferramentas bem definidos.
1- Defina o que o escritório deseja para o futuro
Antes de mais nada, reúna os profissionais comprometidos e avalie o que eles esperam do escritório em um longo prazo, onde eles acham que a empresa irá chegar, etc. Após esse compartilhamento, chegue a um consenso de algo que engaje e desafie a todos. Lembrando que neste momento, é importante que todos estejam de acordo em um único propósito.
2- Estipule metas possíveis de alcançar
Trace aonde quer chegar, é muito importante estabelecer as metas. Neste momento é de suma importância “manter os pés no chão”, em outras palavras: não estipule metas impossíveis de alcançar. Tenha um acompanhamento ordenado desses objetivos e assegure a saída deles do papel.
3- Realize a análise SWOT
Contudo, depois de definir objetivos e metas, descobrir os principais problemas que podem impedir que estes sejam conquistados. Com isso, será possível evitá-los ou até mesmo eliminá-los.
Uma ótima maneira de realizar esta tarefa é através da análise SWOT. Trata-se de um recurso que mapeia o ambiente interno do escritório, avaliando o que está de acordo com as condições de funcionamento e o que precisa ser melhorado. Além disso, essa análise averigua o ambiente externo, buscando encontrar novas oportunidades e avaliando possíveis ameaças que devem ser extintas.
Os pontos definidos pela análise SWOT são:
– Strenghts: pontos fortes;
– Weaknesses: pontos fracos;
– Opportunities: oportunidades;
– Threats: ameaças.
Em seguida, é preciso criar um esquema para manter o escritório dentro dos parâmetros esperados. Verifique os pontos da figura abaixo:
Através disso, é possível gerar uma matriz. Agora é a sua vez! Determine os métodos que devem ser usados para fortalecer os pontos fortes e aproveite as chances para melhorar os pontos fracos e diminuir as ameaças.
A Pejota tem um material explicando o que é a análise SWOT e a importância de aplicá-la nos escritórios. Veja aqui!
4- Crie planos de remoção dos empecilhos
Agora é a hora de escolher por onde começar.
A partir da identificação dos problemas, fica mais simples compreender por onde começar. Então, é preciso definir as prioridades.
Você pode organizar reuniões periódicas para avaliar o desempenho da estratégia, conforme o funcionamento das atividades do escritório.
5- Invista em tecnologia
Através de técnicas apropriadas, é possível estabelecer um planejamento eficiente, que crie condições para que o escritório se torne organizado, efetivo e reconhecido no meio jurídico.
Toda essa organização também é necessária no setor financeiro do seu escritório, afinal, é nessa área que estão vários pontos cruciais que indicam o sucesso de seu negócio. Para ajudar com estas questões de contabilidade, a Pejota disponibiliza um simulador de impostos para todos os nossos clientes. Confira!
Em síntese, o planejamento estratégico quando bem aplicado, poderá ser a base para desenvolvimento do seu escritório.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer o modelo Canvas para advogados e ver a relação dele com o planejamento estratégico. Confira nosso e-book e entenda mais sobre o assunto!