De acordo com o Novo Código Civil – Lei nº 10.406/2002, art. 1.179), toda empresa precisa de uma contabilidade. (exceto MEIs). 

Além disso ser uma exigência constitucional, o serviço contábil é de grande importância para o sucesso de um negócio. Seja qual for o tamanho da sua empresa; do microempreendedor às grandes corporações, é preciso estar com as responsabilidades fiscais em dia. 

Com um contador ou empresa terceirizada de contabilidade, você tem o controle sobre o seu fluxo de caixa, custos, receitas, lucratividade e rentabilidade, além de evitar dores de cabeça com o fisco. 

Estou insatisfeito com a minha contabilidade. Posso trocar?

Claro que sim! Não existe nenhuma medida legal que impeça a troca, a não ser o contrato estabelecido com o contador ou contabilidade atual. Nele deve constar algumas informações pontuais sobre rescisão contratual para evitar qualquer aplicação de multa e para prosseguir com o processo de forma amigável. 

Muitos fatores podem causar uma insatisfação com os serviços contábeis oferecidos por profissionais ou empresas. Atenção! A vida do seu negócio pode estar em jogo e, consequentemente, o seu futuro. 

Descumprimento de prazos, ferramentas desatualizadas, desconhecimento do seu negócio e outras situações são detalhes que fazem toda a diferença para a para a saúde do seu negócio e escrituração contábil deste. Além disso ressaltamos a importância de princípios e valores básicos como ética e compromisso. 

O que eu devo procurar para que o meu CNPJ esteja em boas mãos?

Um fator determinante na hora de definir quem será responsável pela contabilidade da sua empresa vai além do conhecimento sobre impostos: é o entendimento sobre o seu negócio. 

Uma contabilidade que atende diversas áreas de atuação pode ser comparada a um advogado que também se ocupa em várias áreas do Direito: há uma necessidade de pesquisa, estudo de caso a caso e um aprofundamento maior sobre temas distintos. Isso pode ampliar o prazo de retorno e, muitas vezes, pode também gerar dúvidas e inseguranças nas respostas fornecidas.  

Ter uma contabilidade especializada no tipo de atividade que você exerce é uma maneira de ir além dos meios legais mais vantajosos para a sua empresa. A especialização faz com que os procedimentos sejam mais ágeis e assertivos no dia a dia, oferecendo um serviço de alta credibilidade, convicção e eficiência. 

Quais os benefícios de uma contabilidade especializada?

O conhecimento sobre o negócio é de extrema importância para o sucesso da empresa. Não só no âmbito contábil, mas também no mercado. 

A contabilidade especializada oferece soluções diferenciadas de acordo com o seu caso. Isso contribui para otimização de tempo para o contador ou empresa terceirizada e para você também. 

Quem estiver responsável pela sua contabilidade terá mais tempo para aprofundar no estudo da legislação específica do seu negócio. E você poderá usar o seu tempo para focar em crescer no seu mercado.

Além disso, saber enquadrar a sua empresa no regime tributário correto faz com que a sua receita seja otimizada, gerando até economias no seu caixa. Evitar prejuízos nessa parte contribui para uma vida financeira mais saudável. 

Ou seja: conhecer as particularidades do segmento do seu negócio evita problemas com o fisco e auxilia no planejamento de despesas, tomadas de decisão, crescimento e até no lucro. Sem dúvidas, há uma confiança maior sobre o serviço que será prestado. 

Sou advogado e quero migrar para uma contabilidade especializada. Como faço?

Primeiramente, confira o contrato de prestação de serviço do seu contador ou empresa terceirizada atual. Verifique as cláusulas referentes à rescisão de contrato e eventual possibilidade de multa. 

Procure um novo serviço contábil que atenda às necessidades da sua profissão, seja um grande escritório ou Sociedade unipessoal de advocacia – recentemente, é possível abrir um CNPJ sem a necessidade de um sócio. É importante não rescindir antes de realizar a troca, pois você precisará de documentos específicos, além do serviço de contabilidade que já é prestado. Ficar sem serviços profissionais neste período de troca pode ser prejudicial à sua empresa. 

Você pode contar com uma contabilidade focada no segmento jurídico, que entende cada especificidade da área e que vai oferecer os melhores caminhos para uma vida fiscal mais otimizada e saudável para a sua empresa. É possível fazer uma simulação online de honorários para contar com um serviço eficiente e de confiança. 

E por falar em honorários, o seu contador ou sua empresa de contabilidade te orienta a como definir seus honorários advocatícios? Para isso, leia o e-book de planejamento estratégico para advogados e veja como montar um modelo de negócio ideal. 

Conte com uma contabilidade que oferece um serviço consultivo, que contribui e se preocupa com o crescimento saudável e lucrativo do seu escritório. 

3 respostas